Bem-vindo ao Óleo de Pequi

ÓLEO DE PEQUI

O pequi, Caryocar brasiliense Camb. é um fruto oleaginoso típico do cerrado com alta densidade nutritiva, que fornece compostos importantes para a saúde, como antioxidantes, ácidos graxos, vitaminas e minerais. Os  antioxidantes naturais são representados em sua maioria por carotenoides, principalmente, pró-vitamina A e licopeno. Os principais ácidos graxos presentes no óleo da polpa do pequi são os ácidos oleico (48,7 a 57,4%) e palmítico (34,4 a 46,79%).

O PRODUTO

O Óleo de Pequi da Naiak é um produto natural do cerrado brasileiro, obtido a partir da polpa do pequi por um processo de extração a frio, seguindo de ultrafiltração, que permite redução do seu odor característico, mantendo as suas propriedades nutricionais. O produto foi desenvolvido após 18 anos de estudos orientados pelo biólogo PhD César Koppe Grisólia, coordenador do Laboratório de Genética, no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília.

É um aliado para complementar a alimentação de atletas e pessoas adeptas a um estilo de vida saudável.

A Naiak prima pela preservação do cerrado brasileiro e produz de forma sustentável, estimulando atividades de conscientização ambiental, a valorização da cultura popular e o fortalecimento econômico da região.

tit1-ficha.jpg

Os benefícios do Óleo de Pequi são comprovados pela ciência, em diversos estudos científicos. Um estudo clínico realizado com 126 atletas de alto desempenho demonstrou atividade anti-inflamatória contra microlesões no tecido muscular, e antigenotóxica em lesões oxidativas do DNA provocadas pelo estresse da atividade física extenuante. Os atletas foram suplementados com cápsulas de óleo de pequi 400mg, por 14 dias consecutivos, antes de participarem de uma maratona. Exames laboratoriais que avaliaram valores de proteína C reativa (PCR), LDL e índice de danos no DNA (teste do cometa) mostraram resultados estatisticamente reduzidos em relação ao controle, principalmente em corredores com idade superior a 45 anos. Os atletas apresentaram menor índice de inflamação muscular, menores danos no DNA celular e redução do estresse oxidativo. O óleo de pequi mostrou-se uma alternativa eficiente para manutenção da homeostase do corpo contra os desequilíbrios fisiológicos causados pelo intenso esforço físico.

Ômega 9 – Em torno de 55% do Óleo de Pequi é composto por ômega-9, com potentes efeitos positivos ao organismo, como melhora  da absorção de nutrientes da dieta, inibição do acúmulo de tecido adiposo abdominal, regulação dos níveis de colesterol e triglicérides e auxílio no fortalecimento de articulações.


Carotenoides – Os carotenoides antioxidantes presentes no Óleo de Pequi agem em sinergismo e podem prevenir lesões oxidativas em atletas que sobrecarregam a capacidade dos sistemas antioxidantes endógenos devido à frequência de treinamento elevada e exercício intenso.

img-body.png
tit2-ficha.png

Diante da análise bibliográfica, é possível observar que o consumo de óleo de pequi pode trazer benefícios à saúde da população. Devido à sua ampla capacidade antioxidante, o consumo deste nutracêutico é importante para praticantes de exercícios físicos e pessoas com processos inflamatórios.

info.png
ingredientes.png
tit3-ficha.png

PAULA-JUNIOR, W. et al. Leishmanicidal, antibacterial, and antioxidant activities of Caryocar brasiliense Cambess leaves hydroethanolic extract. Revista Brasileira de Farmacognosia Brazilian Journal of Pharmacognasy, v. 16, p. 25-630, Dez. 2006, Ramos, M.I.L. et al, Efeito do cozimento convencional sobre os carotenoides pró-vitaminicos  “A’’ da  polpa de pequi (Caryocar-brasiliense Camb.). Bol Centro Pesq Process Aliment., v. 19, p. 23-32, 2001. RIBEIRO, I. et. al. The Influence of Erythropoietin (EPO T ? G) and a-Actinin-3 (ACTN3 R577X) Polymorphisms on Runners` Responses to the Dietary Ingestion of  Antioxidant Supplementation Based on Pequi Oil (Caryocar brasiliense Camb.): A Befare-Affer Study. J Nutrigenet Nutrigenomics, v. 6, p. 283-30, 2013. ROLL, M. Avaliação hematológica e do potencial genotóxico, antigenotóxico e antioxidante do óleo e dos extratos  etanólico, hidroetanólica e aquoso da polpa do pequi (Caryocar brasiliense Camb.) em camundongos Swiss. Dissertação. 2013. SEGALL, S.D. et. al. Triacylglycerol analysis of pequi (Caryocar brasiliense Camb.) oiI by electrospray and tandem mass epectrometry, Journal of the Science of Food and Agriculture, v,86, p. 445-452, 2006.


Clique aqui para baixar o PDF